Tereos inicia operação de planta de biogás em Olímpia

Tereos inicia operação de planta de biogás em Olímpia

Além de energia, a planta também pode produzir biometano, uma alternativa limpa aos combustíveis fósseis

A Tereos, uma das líderes mundiais na produção de açúcar, etanol e bioenergia, deu início à operação comercial de sua planta de biogás, localizada em Olímpia, no interior de São Paulo, que tem 1 MW de capacidade instalada. Foram investidos cerca de R$ 15 milhões no projeto até o momento.

O total da produção será direcionado para empreendimentos comerciais localizados no interior de São Paulo por meio de uma parceria com a Lemon Energia, marketplace que conecta geradores de energia sustentável a pequenas e médias empresas. Ao todo, cerca de 85 pequenos comércios -- ou o equivalente a mil clientes residenciais -- serão atendidos pela energia fornecida.

"A produção de biogás é uma medida importante para expandir o uso de energia limpa e potencializar a presença da Tereos neste mercado. Além de reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade, também estamos focados em ampliar os nossos negócios e oferecer qualidade por um preço competitivo ao consumidor final", diz Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.

Paralelamente à planta de biogás, a Tereos conta com a cogeração de energia elétrica, gerada a partir da biomassa de cana-de-açúcar de suas sete unidades. Ao todo, a companhia possui 444 MW de potência instalada, com potencial de exportação de cerca de 1.450 GWh para o sistema elétrico.

Atualmente, todas as unidades de processamento de cana da Tereos estão localizadas na região noroeste do estado de São Paulo. A planta de biogás foi pensada estrategicamente para a usina de Olímpia, que apresenta maior produção de vinhaça e está estrategicamente localizada para receber vinhaça das outras plantas, caso necessário, promovendo assim maior eficiência.

"A intenção é que possamos expandir e consolidar a nossa atuação, garantindo um crescimento sustentável e a ampliação da produção de energia limpa e renovável. A produção do biogás também nos permite mais um aproveitamento de nossos resíduos industriais, fortalecendo o conceito de economia circular que permeia nosso negócio em todas as etapas da operação", completa Segantini.

Combustível limpo

Além da produção de energia, a planta de biogás também pode produzir biometano, uma alternativa limpa aos combustíveis fósseis. Em abril, a empresa anunciou o início de testes para utilizar o combustível em substituição ao diesel que hoje abastece a sua frota agrícola. A Tereos possui como meta atingir, até a safra 29/30, 100% dos veículos canavieiros abastecidos com biometano.

Sobre a Tereos

Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de- açúcar, cereais e batata. Com 44 unidades industriais, operações em 13 países e o compromisso de 19.800 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2021/22, o Grupo obteve um faturamento de ? 5,1 bilhões.

Tereos no Brasil

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.


Tereos Brasil
Retirado da agência UDOP