Vibra cria o Etanol Grid que tem a missão de proteger o motor de seu veículo

Vibra cria o Etanol Grid que tem a missão de proteger o motor de seu veículo

Com uma injeção de tecnologia, a Vibra – ex-BR Distribuidora – coloca no mercado uma nova geração de seu biocombustível: o Etanol Petrobras Grid, que ganhou aditivos para oferecer mais limpeza, proteção e economia aos motores e, consequentemente, menos visitas do carro ao mecânico. Além disso, a tecnologia Tecno 3 inclui ainda modificadores de fricção, detergentes e anticorrosivos. “O resultado deste novo “blend” de aditivos veio da parceria com a Basf – gigante química alemã –, aliada à nossa experiência de dentro da casa, que foi herdade da BR Petrobras, tudo em prol de uma maior e melhor eficiência energética”, conta Maurício Fontenelle, diretor de Produtos e Marcas da Vibra, em entrevista concedida ao MinutoMotor em visita a base de distribuição da empresa, em Paulínia (SP).

“Depois da privatização, a Vibra ganhou mais autonomia, agilidade para procurar novos parceiros e tecnologias para aditivos. Neste processo conseguimos chegar a um etanol de alta qualidade, um combustível mais sustentável, com alta octanagem e que, consequentemente, oferecerá mais potência e proteção ao motor. Ou seja, o Etanol Grid é um combustível de primeiríssima linha. Neste ciclo evolutivo da tecnologia empregada no nosso etanol teremos ainda melhor queima, com menos emissões”, explica Fontenelle, dizendo que o Brasil é o 2º maior produtor de etanol do mundo -, atrás apenas dos Estados Unidos – e para atender a demanda, a expectativa é de crescimento da produção de etanol nos próximos anos.

Segundo pesquisa do Sindipeças, mais de 70% da frota de automóveis do país é flex. Em um futuro muito próximo, com a interrupção de produção dos veículos à combustão, a presença dos híbridos e/ ou elétricos na frota deve favorecer ainda mais o uso do etanol como biocombustível, que emite menos da metade de CO2 por quilômetro rodado. “Vemos no Etanol o futuro, como o combustível da transição”, analisa o diretor de Produtos e Marcas da Vibra.

Mais quais são as principais novidades do Etanol Grid? Desenvolvido ao longo de 2021 foi exaustivamente testado em laboratórios da Basf, na Alemanha. “Neste período da construção dessa nova geração do Etanol Grid tivemos a preocupação de criar uma fórmula ideal que atendesse não apenas os motores, mas principalmente as especificações técnicas da ANP. Trabalhamos muito na evolução do produto para adequar à nossa realidade, fizemos mudanças significativas de composição para garantir a entrega da qualidade do combustível”, explica Eduardo Alcazar, engenheiro e analista sênior de marcas e produtos da Vibra.

Segundo a engenharia da Vibra, a nova fórmula reduz a formação de depósitos de resíduos e remove os já existentes. “Em nossos testes demonstramos que a nova geração do Etanol Grid remove até 52% desses depósitos. Já o etanol comum, assim como outros combustíveis, também forma depósitos em válvulas de admissão e em injetores. Isso se deve ao fato de que independentemente do combustível, existe uma névoa de lubrificante circulando até a câmara de combustão que contribui para esses depósitos”, ressalta Alcazar.

Outra característica bastante marcante do novo Etanol Petrobras Grid, segundo a Vibra, é a alta proteção contra corrosão. O novo produto promoveu proteção de 100% contra ferrugem, enquanto nos testes realizados o etanol comum foi responsável por 25 a 50% de ferrugem no corpo de prova. Já nos testes de desgaste, a nova tecnologia diminuiu em até 36% o desgaste entre peças metálicas quando comparado com o etanol comum. A redução de atrito também é considerável quando comparado com o etanol comum: 40% menos fricção, demonstrando uma expressiva melhora na lubricidade do etanol. Resumo: todos estes fatores geram uma maior economia na manutenção do automóvel e uma maior eficiência em seu desempenho, além de maior rendimento.

O Brasil é o pai do etanol e por muitos anos o combustível teve papel de vilão. “Hoje, o Etanol Grid é um produto de alta complexidade. E a partir de agora estamos construindo uma nova história para o etanol no Brasil. E com as novas tecnologias e tendências, o hábito de compra do consumidor está mudando. Vivemos um ciclo para ampliar a consciência sobre sustentabilidade e o biocombustível faz parte desse sistema, como as outras energias limpas que podem abastecer carros e casas, por meio de outras fontes renováveis de energia, como energia solar e eólica”, conclui Maurício Fontenelle, diretor da maior distribuidora de combustíveis e companhia multienergia do Brasil.


Portal R7