A startup paulista Agricef, de tecnologias para o setor sucroenergético, desenvolveu uma solução que permite a aplicação de diferentes produtos em uma só passada de trator nos canaviais. A tecnologia ajudou a reduzir em até 40% o custo operacional da Raízen no manejo de insumos usados na cana soca (planta que já passou pelo primeiro corte e está em fase de rebrota).
Batizada de Kronos, a plataforma foi desenvolvida em parceria entre equipes da agtech e da Raízen por meio do Pulse, o centro de inovação da empresa sucroenergética. “Depois de conversas com a Raízen, chegamos ao conceito de uma tecnologia que agrupa uma série de operações, com técnicas de automação e agricultura de precisão”, diz Efraim Albrecht, diretor de operações da startup.
A tecnologia consiste em uma série de mecanismos de distribuição capazes de entregar diferentes insumos sólidos e líquidos ao mesmo tempo, nas quantidades e lugares determinados no planejamento agronômico.Ela tem, por exemplo, linhas independentes para aplicação de defensivos em profundidade, que atacam as pragas que ficam próximas às raízes, e em superfície, conta Albrecht.
Dessa forma, é possível reduzir o número de vezes em que o trato roda na plantação. Isso representa economia de diesel, queda nas emissões de poluentes e redução da compactação do solo. Controlada por Cosan e Shell, a Raízen já tem pelo menos 30 máquinas com a Kronos em funcionamento.
Valor Econômico