Raízen apresenta resultados de proposta de valor voltada aos fornecedores de cana

Raízen apresenta resultados de proposta de valor voltada aos fornecedores de cana

Buscando gerar cada vez mais valor para cadeia produtiva de cana-de-açúcar, a Raízen acaba de apresentar números expressivos da sua proposta de valor para os produtores rurais, empresas e cooperativas parceiras. Por meio dos programas Jornada Cultivar e Elos Raízen, a companhia, referência global em bioenergia, visa oferecer as melhores soluções para seus parceiros produtores em toda sua jornada de negócios. Como resultado da safra 22?´23, a empresa movimentou mais de R$ 343 milhões em produtos no pool de compras, com insumos agrícolas e automotivos, máquinas e implementos. O segundo programa, focado em boas práticas de sustentabilidade, foi responsável por 44 mil horas de consultoria e apoio aos produtores de ações nos pilares econômico, ambiental e social.

Durante a Convenção Agro, evento da Raízen que reuniu 800 convidados, sendo eles representantes do ecossistema de negócios e dos programas da empresa, foi possível acompanhar os ótimos indicativos da história dos projetos, como a concessão de cerca de R$ 1 bilhão em crédito rural e acesso ao Pool de Compras, que teve movimentação de R$ 2 bilhões, e novidades para a safra 23?´24. Além disso, a Raízen presenteou os produtores parceiros com um conteúdo exclusivo voltado à saúde, segurança e meio ambiente para as operações nas lavouras de cana.

Atualmente, o Jornada Cultivar oferta cerca de 30 soluções que podem se adequar aos diferentes perfis e necessidades dos produtores, baseado em três grandes pilares com princípios ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança): produtividade, governança e conhecimento compartilhado. Já o Elos Raízen conta com a parceria da Solidaridad e Imaflora, ONGs internacionalmente reconhecidas, e vem se consolidando como uma referência no setor, com reconhecimentos internacionais da ONU, Bonsucro e da Plataforma SAI.

Com aperfeiçoamento das práticas de gestão econômica, social e ambiental, o Elos foi responsável por treinar mais de 2 mil pessoas nos setores de Saúde e Segurança e 450 melhorias implementadas junto aos produtores no campo, com apoio em operações de plantio de cana. Visando fortalecer cada vez mais práticas sustentáveis na cadeia produtiva, o programa também firmou uma parceria com SOS Mata Atlântica para restauração de florestas em uma área de 523 hectares, equivalente a 823 campos de futebol, utilizando mais de 1 milhão de mudas nativas. A expectativa é expandir o projeto ao longo da safra 23?´24.

"Nossos programas e iniciativas possuem as melhores ofertas, benefícios e soluções inovadoras do mercado para que nossos produtores e demais parceiros tenham excelência em sustentabilidade, a melhor produtividade e condições diferenciadas", afirma Ricardo Berni, diretor de Agronegócios da Raízen. "É um investimento benéfico para nossa cadeia produtiva e reflete positivamente em todos os mercados que estamos inseridos". Ao todo, foram realizados projetos agronômicos em mais de 760 mil hectares, desde o mapeamento de ambiente de produção até tecnologias de aplicação aérea de insumos com uso de drone. Além disso, na safra 22?´23 foram realizados cerca de 60 eventos junto aos produtores parceiros, o que evidencia a presença da companhia no campo e troca de experiências e conhecimentos.

Como maior empresa do setor, a Raízen criou um ecossistema de negócios em que fazem parte fornecedores parceiros, startups, empresas de diversos segmentos, associações, cooperativas e ONGs. Estes parceiros não trazem apenas produtos e insumos, como também provêm tecnologia de ponta e soluções inovadoras que sanam as necessidades reais do cotidiano dos produtores. Fazem parte desse ecossistema empresas de renome como: a Bayer, uma das maiores companhias de defensivos agrícolas do Brasil, a Volvo, um dos maiores fabricantes mundiais de caminhões, Ihara, cuja atuação nacional no mercado agrícola de defensivos passa de 50 anos e Ubyfol, multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal.

Realizada anualmente, a Convenção Agro aborda tendências do setor e mercado mundial, conecta empresas e produtores para a geração de valor e negócios, e reconhece as melhores performances dos produtores parceiros.

 

Raízen - via Agência UDOP de Notícias