Açúcar/EUA: justiça federal rejeita contestação antitruste à compra da Imperial Sugar pela Us Sugar

Açúcar/EUA: justiça federal rejeita contestação antitruste à compra da Imperial Sugar pela Us Sugar

A juíza federal Maryellen Noreika decidiu que a US Sugar pode prosseguir com a compra planejada da rival Imperial Sugar, rejeitando uma contestação antitruste do Departamento de Justiça ao acordo. Segundo a magistrada, a aquisição não viola a lei federal antitruste. O Departamento havia argumentado em um julgamento em abril que a fusão daria a duas empresas o controle de cerca de 75% das vendas de açúcar no Sudeste do país, o que levaria a um aumento dos preços ao consumidor.

A U.S. Sugar, com sede na Flórida, e a Imperial Sugar, com sede no Texas, negaram as alegações e contestaram os argumentos do governo sobre suas participações de mercado. As empresas disseram que o acordo não aumentaria os preços, mas sim a produção de açúcar refinado e a melhoria na logística da cadeia de suprimentos. A U.S. Sugar tem uma fábrica na Flórida e a Imperial tem sua fábrica em Savannah, Geórgia.

As companhias também afirmaram ainda que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) tem um programa para regular os preços. Em resposta, o Departamento de Justiça alegou que o programa não substitui a fiscalização antitruste e que as regras do USDA foram elaboradas para estabelecer um piso, não um teto, para os preços. 

 

Dow Jones Newswires