Adubadora para a cana-de-açúcar permite aplicação localizada de fertilizantes em diversas fases da cultura, mesmo com vento

A altura de trabalho da barra e o vão livre da Uniport 3030 NPK, da fabricante Jacto, permitem elevada disponibilidade de uso em diversas fases de desenvolvimento da cana-de açúcar. O conceito de distribuição pneumática, com fluxo de ar na linha de plantio, permite realizar aplicações mesmo com vento e proporciona elevada uniformidade e aumento da disponibilidade da máquina para o trabalho.

As tecnologias presentes nas adubadoras são essenciais para que a operação seja mais precisa, mais ágil, mais uniforme e promova boa qualidade de distribuição dos fertilizantes no solo, a fim de que não haja desperdício de insumos, sobretudo num cenário de escassez.

A adubadora automotriz Uniport 3030 NPK foi desenvolvida especialmente para aplicação localizada de fertilizantes na cultura canavieira, com diferenciais que aumentam a qualidade, uniformidade e precisão da aplicação, alto rendimento operacional e maior disponibilidade da máquina para o trabalho.

O equipamento possui capacidade de carga de 3.000 kg e faixa de aplicação de até 15m para fertilizantes, com aplicação em 10 linhas simultâneas, o que contribui para o alto rendimento operacional diária da adubadora.

Já o sistema de distribuição pneumático, através de fluxo de ar, proporciona elevada uniformidade e precisão, colocando o fertilizante no lugar certo.

“O conceito de distribuição pneumática na linha de plantio permite realizar aplicações mesmo com vento. O transporte do fertilizante para os bocais de aplicação é realizado individualmente por um fluxo de ar gerado por um ventilador que empurra o fertilizante para os bocais localizados no final de cada tubo na barra, proporcionando uma distribuição uniforme, precisa e direcionada na linha de plantio. Outro destaque do equipamento é o vão livre, que associado à altura de trabalho das barras, oferece maior disponibilidade para aplicação em estágios mais avançados de desenvolvimento da cultura, aumentando assim a disponibilidade da máquina para o trabalho”, explica o gerente de negócios de adubação da Jacto, Gustavo Micheli.

Aplicação e dosagem mais precisas e diminuição de custos operacionais

A adubadora conta com o conjunto de soluções para o sistema de aplicação de fertilizantes e com o conjunto de soluções desenvolvidas para o veículo, reunindo o que há de mais avançado em tecnologia aplicada aos equipamentos automotrizes destinadas à aplicação de fertilizantes. Somadas a essas tecnologias estão as ferramentas da linha OTMIS para a Agricultura de Precisão, como Controle Automático de três seções.

Com essa tecnologia, a faixa de aplicação é dividida em três seções que abrem e fecham automaticamente, o que minimiza sobreposições indesejadas e permite a economia de fertilizantes. Já a qualidade e precisão de dosagem é feita por meio do controle de rotação das três esteiras dosadoras, em conjunto com o controle automático da altura da comporta única. Esse sistema foi projetado para a preservação da granulometria dos fertilizantes.

A transmissão hidrostática inteligente 4x4 e o controle automático de tração independente proporcionam maior capacidade de tração em diferentes tipos de solo e menor consumo de combustível.

No aspecto economia, o equipamento ainda se destaca na diminuição dos custos de produção, uma vez que uma única adubadora faz o trabalho de 6 a 7 tratores com implementos, na mesma área.

“Aplicando em 10 linhas simultâneas, o Uniport 3030 NPK também permite trabalhar em altas velocidades, de até 25km/h, proporcionando altos rendimentos operacionais que podem chegar até 200 ha/dia”, complementa Micheli.

Desde 2021, o sistema Unitrack é um item de série no equipamento que permite manobras mais rápidas com raio de giro 35% menor, maior rendimento operacional e redução de até 40% do amassamento nas manobras.

 

Jacto