*Por Bruno Blecher*, de Ribeirão Preto
A principal atração do estande da New Holland na Agrishow é o trator movido a gás metano. O TS.180 Methane Power pode ser abastecido com gás proveniente de dejetos de animais (granjas de aves e suínos), que substitui o diesel com redução de custos e benefícios ambientais.
“É o primeiro trator movido a metano ou biometano do mundo”, disse Carlo Lambro, presidente global da New Holland. Segundo ele, além de ser amigável ao meio ambiente, a máquina apresenta a mesma eficiência energética e operacional de um trator convencional da mesma potência.
New Holland investe no mundo digital
O presidente da New Holland disse que a nova fronteira da agricultura é o mundo digital. Ele anunciou duas aquisições da empresa neste setor – a Raven, que desenvolve softwares de agricultura de precisão e tratores autônomos (sem piloto) e a Monarch, startup da Califórnia (EUA) que pesquisa tratores elétricos.
Em 2021, segundo Carlo Lambro, a New Holland mundial faturou US$ 6 bilhões, dos quais 20% em negócios na América Latina. Ele não revelou dados sobre o faturamento da companhia no Brasil, mas informou que o país representa 15% das vendas de tratores da New Holland no mundo e 35% das colheitadeiras.
*Bruno Blecher é jornalista especializado em agronegócio e meio ambiente há 34 anos. Atuou como repórter, editor e diretor de veículos e canais como Globo Rural, Canal Rural e Agrofolha.
MONEY TIMES