Aumento do combustível está levando o Brasil na contramão do desenvolvimento - Por Magda Mofatto

Aumento do combustível está levando o Brasil na contramão do desenvolvimento - Por Magda Mofatto

A pergunta que todo proprietário de carro se faz, constantemente, no Brasil é a seguinte:
 
Por que o preço do combustível é tão alto? Por que a nossa gasolina é tão cara? Por que os nossos próprios vizinhos sul-americanos, que não produzem petróleo, têm preços de combustível mais baixos do que nós? Por que é tudo tão caro por aqui?
 
O custo do transporte no Brasil que já é gigantesco, neste momento está se transformando em um custo inviável. Nós não temos ainda outra alternativa de transporte se não as rodovias. Seja para mercadorias, pessoas ou o que for e não ter outra alternativa de transporte faz com que o custo Brasil, o custo de nossas mercadorias seja o mais caro do mundo. O recente aumento do combustível está levando o Brasil na contramão do progresso e do desenvolvimento, outros índices, outros itens também fazem com que o País esteja nessa contramão, porem este é o do momento e está mostrando que realmente nós temos que tomar as devidas providencias pra que o Brasil entre nos trilhos e voltem a não exagerar na cobrança, que está sacrificando a população.
 
O Brasil possui, atualmente, a segunda maior petrolífera do mundo, a Petrobras. Além do petróleo, temos um mercado automobilístico em constante expansão e a um passo de se estabilizar como o quarto país que mais produz e vende carros em todo o mundo. Também somos pioneiros em combustíveis como etanol e biodiesel. Então?
 
Por que esse combustível é tão caro? Por que a gasolina é cara?
 
Além de todos os impostos embutidos no preço do carro, que chegam a 29% do valor de tabela em um carro médio, e de outros tributos, como IPVA, ainda há aqueles que são pagos em uma série de serviços como abastecimento, troca de pneu, amortecedores, entre outros.
 
Mas, por que o preço da gasolina é tão alto?
 
Quase 60% (57,13%) do preço da gasolina é apenas imposto, segundo os especialistas. Mais da metade do preço do litro.
 
Quase alto suficiente em petróleo e com invejável cultura de cana de açúcar, por que um preço tão elevado? E o Brasil tem a gasolina mais cara do mundo.
 
E especialistas calculam que o preço do combustível esteja até 60% acima das cotações internacionais.
 
O que vocês acham da Petrobras exportar petróleo a um preço menor do que pagamos aqui no Brasil, enquanto nós, consumidores, temos que arcar com o valor altíssimo pela gasolina. Por que o preço não reduz? Até quando vamos comprar uma gasolina tão cara?
 
O Brasil é o único País do mundo onde a população não se beneficia pela riqueza de seus recursos naturais. Apenas os investidores internos, estrangeiros, o governo e poucos funcionários da estatal lucram com as riquezas minerais do País.
 
A Petrobras não é do governo. O governo federal tem só 37% das ações da companhia, mas tem 56% do voto, e como acionista majoritário, tem poder de decisão na empresa. Ou seja, a Petrobras é uma empresa como outra qualquer, porém controlada pelo governo.
 
A verdade é que parece que a cada dia que passa o custo do etanol e da gasolina ficam mais caro para o cidadão, o que me indaga muito, pois, não somos um País autossuficiente em cana-de-açúcar e petróleo? Então, logicamente, os preços não deveriam estar entre os mais altos da América Latina.
 
Antes de tudo, para analisarmos o preço de um produto precisamos pensar em seus custos de produção, armazenamento, deslocamento, lucro do produtor, lucro do distribuidor, impostos, safra (no caso do álcool), enfim, uma série de variáveis que resultam no valor final de um determinado bem ou serviço. Esta é a base do pensamento de um preço justo, mas, muitas vezes, empresários se utilizam da ideia de preço do “vamos cobrar o que o mercado está disposto a pagar”. Muitos produtores de cana argumentam que a safra não está lá para estas coisas, já os donos de postos argumentam que a culpa é que estão pagando mais caro pelo combustível que também é altamente tributado pelo governo, e a população.
 
É preciso colocar o combustível nos valores certos, o governo tem que rever as contas de governo, os programas sociais do governo estão ficando inviáveis porque o governo tem gasto demais na manutenção do esquema e investido de menos naquilo que traria condições de progresso e desenvolvimento. A Ferrovia Norte-Sul é um dos itens que vai ajudar, porém tem que acelerar para tirar caminhões das estradas, o esquema armado dos fabricantes de caminhões, o esquema armado daqueles que são transportadores e que usam caminhões, desde o fabricante até as empresas de transporte tem que entender que até pra eles. O País está ficando inviável, as nossas rodovias não aguentam mais, o custo Brasil ninguém mais aguenta e nós somos hoje um dos países mais caros do mundo em custo de vida. O Brasil está definitivamente na contramão do desenvolvimento.
 
Magda Mofatto é deputada federal