Avanço da oferta do açúcar cristal deixa indústrias fora das compras e pressiona preços

Avanço da oferta do açúcar cristal deixa indústrias fora das compras e pressiona preços

Avanço da oferta no curto prazo com o andamento da safra corrente 22/23 pressiona os preços do açúcar cristal com até 150 Icumsa e indústrias processadoras de alimentos seguem de fora do mercado no curto prazo.

O mercado físico de açúcar para o cristal com até 150 Icumsa teve um mês de junho marcado pela negatividade sobre quase todos os comparativos de análise nos preços médios de negociação.

Somente na comparação contra a média deflacionada dos últimos 5 anos para o mesmo período, os preços da saca de 50 kg de cristal apresentaram ganhos de 26%.

Logo, pela ótica de longo prazo é possível afirmar que a média de junho das negociações na região de Ribeirão Preto (interior de São Paulo) apresentou ganhos importantes. Porém na margem e no ano os vetores mantiveram-se dentro de uma ótica muito negativa de análise.

Frente ao mesmo momento do ano anterior foi possível observar uma queda em junho de pouco mais de 4%. Este é o segundo mês consecutivo em 2022 em que o comparativo anual se mostra negativo.

O que está acontecendo com o açúcar?
A queda anual de 4% em junho contrasta até mesmo com a queda observada em maio, até então de 0,62%.

Antes disto os padrões anuais de 2022 se mostravam positivos até mesmo frente a correção monetária dos preços, com padrões de alta de 13% a 30% observados entre janeiro e a abri deste ano.

Porém quando olhamos na margem, o padrão do ano inteiro é negativo, com a baixa de 2,70% registrada agora em junho sendo até mesma uma das menores do ano, alinhada somente com abril onde até então os recuos de curto prazo observados foram de 2,23%.

Tirando estes dois meses o padrão de baixa no comparativo da margem tem oscilado entre 6% a 11%.

Pelo lado dos fundamentos temos que o progresso da safra corrente 2022/23 no Centro-Sul do Brasil que tem colaborado para o aumento na oferta de açúcar cristal, assim como sobre todos os demais derivados da cana-de-açúcar.

O detalhe é que a forte intensidade de crescimento da moagem de cana sem chuvas ou atrasos na moagem possibilitam que as usinas mantenham regular e elevada a oferta tanto do VHP quando do etanol hidratado, que são os produtos de maior envergadura produtiva por parte do setor.

Garantida a oferta destes dois, a produção dos demais produtos como o cristal acaba sendo regularmente garantida.

A baixa intensidade de demanda das indústrias processadoras de alimentos também reforçou o tom de preços mais baixos sobre o cristal ao longo de junho.

 

Money Times