Cana: Geadas seguem no radar da StoneX e cortes nas estimativas não estão descartados

Cana: Geadas seguem no radar da StoneX e cortes nas estimativas não estão descartados

Consultoria estima moagem na safra 2022/23 do Centro-Sul em 565,3 milhões de t; com 33,9 mi de t de açúcar e 30 bi de l de etanol

As geadas voltaram ao radar dos envolvidos na cana-de-açúcar do Centro-Sul do Brasil nesta semana, após danos severos com a condição na safra 2021/22. Até o momento, segundo fontes do setor ouvidas pelo Notícias Agrícolas, não há registro de geadas fortes e nem prejuízos.

A consultoria StoneX divulgou no último dia 10 de maio sua atualização para a safra 2022/23 da região, mas com a possibilidade de geadas, não se descarta revisão na próxima atualização, prevista para o mês de julho.

"As geadas permanecem no radar da equipe e levantam um alerta", disse ao Notícias Agrícolas Filipe Cardoso, especialista de inteligência de mercado da StoneX. Apesar de a safra não ter sido impactada nos últimos dias, a meteorologia ainda aponta muito frio em áreas produtoras nesta semana.

"Em julho, será lançada a nova revisão de estimativa, onde será analisada a gravidade e quais as consequências que a ocorrência de geadas pode mgerar para o ciclo corrente", disse Cardoso. Em 2021/22, segundo a consultoria, cerca de 13% de toda a área disponível para a colheita foi afetada por geadas.

De acordo com o analista, os impactos da geada na cana-de-açúcar dependem muito, principalmente, do grau de desenvolvimento do canavial.

 

NOTÍCIAS AGRÍCOLAS