CB Bioenergia firma acordo com governo gaúcho para instalar usina de etanol em Santiago .

CB Bioenergia firma acordo com governo gaúcho para instalar usina de etanol em Santiago .

O objetivo da CB Bioenergia de implementar uma usina de etanol no município de Santigo está mais perto de ser concretizado. Representantes da empresa assinaram nesta terça-feira (23), no Palácio Piratini, protocolo de intenções com o governo do Estado para a construção da unidade, que contará com incentivo fiscal do Fundopem e apoio do Programa Estadual de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Etanol (Pró-Etanol/RS).

O planejamento original da companhia previa começar as obras da planta ainda no primeiro trimestre deste ano. Um dos fatores que atrasou o cronograma foi a não obtenção da liberação ambiental até agora. Porém, a expectativa do proprietário da CB Bioenergia, Cássio Bonotto, é que todo o processo de licenciamento ambiental possa ser concluído antes do final de 2022. A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann, confirma que, se não houver contratempos e os pré-requisitos ambientais forem atendidos, é possível o empreendimento conquistar a licença de instalação ainda neste ano. “É um projeto considerado como prioritário para o Estado”, reforça a secretária.

Bonotto detalha que a parte de destilaria do complexo já está bem adiantada. “A instalação será bem rápida e a meta é de em dez ou doze meses começar a operação”, diz o empresário. Assim, ele adianta que será viável fabricar o biocombustível no segundo semestre do próximo ano. O integrante da CB Bioenergia afirma que após a fase inicial da estrutura estiver concluída, o que irá absorver cerca de R$ 75 milhões em investimentos, será dada a largada para a expansão da usina, cujo aporte poderá chegar a R$ 500 milhões até 2027. Na sua primeira etapa, a unidade terá uma capacidade para produzir entre 10 milhões e 12 milhões de litros de etanol hidratado ao ano e o projeto final é para atingir anualmente 45 milhões a 50 milhões de litros.


Jornal do Comércio