CMAA se consolida como um dos maiores produtores de açúcar, etanol e bioeletricidade e projeta a Safra 2022/2023

A CMAA marca o início da Safra 2022/2023 com uma projeção de moagem de 9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, que resultará em uma produção de 630 mil toneladas de açúcar, 330 milhões de litros de etanol e quase 400 mil MW/h de energia. A produção desta safra deve gerar uma receita líquida superior a R$ 2 bilhões, e ser responsável por mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.

Agora, focando em sua trajetória, o Grupo CMAA tem um histórico de crescimento médio de 20% ao ano, em relação à moagem, e este desempenho é fruto de uma gestão arrojada, com forte senso de dono e um modelo de negócio rentável. Atualmente, o grupo tem capacidade de processar 10 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e, no último ano, foram produzidos mais de 300 milhões de litros de etanol, quase 600 mil toneladas de açúcar VHP destinado à exportação e mais de 300 MW/h de energia elétrica.

Cultivo de um futuro melhor

Outra vertente que permeia a estratégia corporativa do grupo é uma agenda de sustentabilidade e desenvolvimento humano, com ações e programas de responsabilidade socioambiental. Neste sentido, podemos citar alguns avanços como a unificação dos temas relacionados à sustentabilidade em uma única área que traz as temáticas sociais e ambientais para o centro das decisões do grupo e a publicação do seu 1º Relatório de Sustentabilidade.

Para se ter uma ideia do que já é praticado, a CMAA está envolvida em iniciativas como o Natal Solidário para presentear crianças no final do ano e o Patrulheiro Mirim, programa da Polícia Militar de Minas Gerais, que promove o desenvolvimento intelectual de crianças com alguma situação de vulnerabilidade social. Outro destaque é o Programa Canápolis Consciente, direcionado para a educação ambiental.

O investimento da CMAA em ações sociais, especialmente voltadas para a educação de crianças e adolescentes, resultou na certificação do grupo com o selo “Empresa Amiga da Criança”, fornecido pela Abrinq.

Formação

Para estimular a diversidade e a inclusão, a companhia tem focado na capacitação de mulheres para aumentar a presença feminina em áreas operacionais, como transporte, carregamento e colheita de cana-de-açúcar. E também investe em programas que geram oportunidades para quem está à procura do primeiro emprego, como o Aprendiz e o Jovem Engenheiro.

Porém, as ações de qualificação ultrapassam os muros da empresa. Nesta semana, a empresa iniciou o Programa “Mãos que transformam”, uma iniciativa da CMAA em parceria com a prefeitura de Canápolis, que tem como objetivo promover o empreendedorismo de mulheres, capacitando-as para se tornarem artesãs, utilizando o bagaço da cana-de-açúcar como matéria-prima.

CMAA

A CMAA foi criada em 2006, pelo Grupo JF Citrus, com base no conceito de trazer, também para o setor sucroenergético, a eficiência na gestão e na produção características das operações do Grupo, criando valor para os seus stakeholders.

A marca é reconhecida e respeitada pelos investidores por sua excelência operacional, crescimento e responsabilidade social e as três usinas do grupo (Vale do Tijuco, Vale do Pontal e Canápolis) estão localizadas no Triângulo Mineiro, região com terra apropriada para a cultura e com excelente logística de transportes para a distribuição de sua produção. Além disso, as usinas possuem processo de plantio e colheita mecanizados, maquinário de última geração e utilização de alta tecnologia para obter ganhos de produtividade.

 

CMAA