Discurso de abertura do 10º Grande Encontro de Variedades de Cana

Discurso de abertura do 10º Grande Encontro de Variedades de Cana

Por Dib Nunes Jr.
Bom dia a todos. 
Sejam bem vindos ao 10º Grande Encontro de Variedades de Cana-de--Açúcar.
No momento em que o setor começa a reagir de um longo período de crise de preços, nada mais importante do que nos reunirmos para falar da mais importante tecnologia de produção: as variedades de cana-de-açúcar, que são cada vez mais necessárias e cada vez mais exigidas, dadas as grandes mudanças pelas quais passa o setor.
 
Tivemos que nos adaptar rapidamente a processos mecanizados de plantio e colheita e o setor sem experiência suficiente está tendo um grande impacto nas suas produtividades.
 
Aumentaram as pragas, surgiram novas espécies de plantas daninhas e novas doenças, que eliminaram duas das mais importantes variedades dos últimos 20 anos: a RB72454 e SP81-3250, que eram o carro chefe do setor canavieiro.
 
A crise trouxe o abandono de muitas técnicas importantes, como por exemplo, a produção de mudas sadias e a adubação racional com base em rigorosas análises de solo.
 
A compactação de solo e o arranquio de soqueiras pelo uso irregular das máquinas, a falta de cuidado com a plantação de cana, relaxando todos os cuidados necessários, impede a máxima expressão da produtividade e da maturação.
 
Mesmo com a liberação de mais de 50 variedades nos últimos anos, no Centro-sul predomina o plantio de 3 a 4 apenas, cujas características não são de resistência a práticas agressivas e às novas pragas e doenças, externando toda a sua fragilidade.
 
Há uma enorme lacuna a ser preenchida e um enorme desafio a ser vencido. Os Os programas de melhoramento estão pressionados e suas competências colocadas em cheque.
 
Este evento, por tudo isso e pelo futuro do setor, mostra a sua importância e também representa uma oportunidade para dar um novo rumo e iniciar a recuperação do setor, começando pelas novas variedades que estão sendo plantadas nas usinas e nos produtores.
 
Hoje vamos ver aqui o que o setor já possui e o que vem por aí para que as produtividades voltem a ser as principais protagonistas dos almejados ganhos de produtividade. Muito será dito e discutido por grandes especialistas da área e tenho certeza de que todos sairão daqui com muito mais conhecimento e muitas soluções para o manejo varietal, substituição e alocação correta de variedades.
 
Agradeço aos nossos patrocinadores e apoiadores por fazerem possível a realização deste evento, à equipe do IDEA, que executa a organização com primor e, principalmente, a todos presentes, que vieram aqui hoje em busca de conhecimento e atualização.