Muito tem se falado de uma Nova Agricultura Sustentável, muito diferente do que se pratica hoje no sistema Plantation – com grandes áreas cultivadas com uma só cultura, a monocultura.
A cana-de-açúcar, bem como a soja, são culturas muito visadas por agro ecologistas que sonham com uma agricultura totalmente orgânica, livre de defensivos e fertilizantes químicos, pensando ser esta a única solução para salvar o mundo.
Exageros à parte, teremos que olhar para todos os conceitos e tecnologias existentes e filtrar o que é possível e é viável se aplicar para reduzir o volume de gases de efeito estufa, emitido por essas culturas que ocupam extensas áreas de cultivo.
Na soja, a coisa parece mais evoluída do que na cana-de-açúcar, pois há tempos se pratica o plantio direto e a inoculação com Rhizobium, mesmo assim, ainda é alvo de críticas, pois usa grandes quantidades de produtos químicos e por conta disso, está colhendo safras cada vez mais produtivas.
Por outro lado, no complexo sistema de produção da cana-de-açúcar, novas tecnologias estão surgindo, muitas delas quase que exclusivamente pelas mãos dos próprios agricultores, que perceberam que o sistema tradicional de produção parece ter se esgotado e nesse caso, onde a cana só produz melhor quando chove bem.
Porém, já é possível perceber uma as respostas positivas e a repetibilidade de bons resultados. Ganhos médios de 6 a 7 toneladas de cana por hectare tem sido registrado com frequência.
A verdade é que se pode fazer muita coisa para aumentar a produtividade e reduzir os absurdos custos de produção e ainda, baixar a atual pegada de carbono na lavoura canavieira.
Mas com tantos novos produtos, tecnologias e ferramentas à disposição, surgem também muitas dúvidas, tanto de utilização quanto com relação aos resultados.
Para dar ao setor um fórum sobre o tema, o Grupo IDEA uniu dois eventos em um: o tradicional Seminário de Produtividade e Redução de Custos com a segunda edição do evento A Nova Agricultura Canavieira. Isso porque, hoje em dia, não há como falar em redução de custos e aumento de produtividade sem abordar as novas maneiras de produção.
A união de 2 eventos em 1 foi batizada de O ENCONTRO DE MILHÕES e ganhou data e local: dia 9 de novembro, no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo site: http://prc.ideaonline.com.br
Serviço:
O ENCONTRO DE MILHÕES
Dois eventos em 1: Seminário de Produtividade e Redução de Custos + A Nova Agricultura Canavieira.
Data: 9 de novembro de 2022
Local: Centro de Eventos do Ribeirão Shopping – Ribeirão Preto/SP
Inscrições: http://prc.ideaonline.com.br
Informações: eventos@ideaonline.com.br | (16) 99711-4770
PARTICIPE!