eVTOL VX4: futura aeronave elétrica da Gol voa pela primeira vez

A aeronave elétrica que pousa e decola verticalmente VX4 voou pela primeira vez com um piloto a bordo no último fim de semana. O eVTOL da Vertical Aerospace ganhou uma autorização especial para levantar do chão e animou a empresa, que já tem 1.400 pedidos do veículo de táxi aéreo, inclusive da Gol.

A expectativa da Vertical é que o VX4 eVTOL obtenha a certificação até 2025. Nesses três anos, a aeronave ainda vai passar por outros testes.

No programa de testes de voo programado pela empresa, este foi o quarto estágio realizado. No teste do fim de semana, o veículo ainda não fez um voo completo – por questões de segurança, ele ficou amarrado ao solo e, com seus oito conjuntos de hélices aerodinâmicos, levantou 1,5 m do solo. A próxima etapa é voar a 50 pés (15 metros) e o teste final será um voo entre 5 mil e 10 mil pés (de 1.524 a 3.048 metros).

“Este teste representou o culminar de muitos meses de preparação por uma equipe enorme, e estar nos controles do VX4 pela primeira vez foi uma honra e um momento de orgulho para todos nós”, afirmou Justin Paines, piloto-chefe de testes da empresa.

Detalhes do VX4 eVTOL
Para poder fazer esse teste com piloto, a Vertical teve de ter uma aprovação regulatória da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido, na forma de uma ‘Autorização para Voar’, comprovando assim a segurança da aeronave,

O VX4 eVTOL tem capacidade para até 5 pessoas (um piloto e quatro passageiros), realizando um alcance de 160 km a 240 km/h e podendo atingir uma velocidade máxima de 320 km/h.

A Gol aguarda os seus pedidos
A brasileira Gol foi uma das várias companhias aéreas que mostraram interesse no eVTOL da Vertical Aerospace – no ano passado, ela anunciou os planos para aquisição ou arrendamento das aeronaves com zero emissão de carbono.

A Vertical tem no total uma carteira com 1400 veículos de táxi aéreo pré-encomendados. Além da Gol, American Airlines, AirAsia, Virgin Atlantic, Japan Airlines, Iberojet e outras companhias e operadoras também esperam receber as aeronaves.

Por Daniel Akstein Batista

 


Portal Melhores Destinos