Geada atinge áreas de cana-de-açúcar em Rio Brilhante

Geada atinge áreas de cana-de-açúcar em Rio Brilhante

Cidade do extremo sul do Mato Grosso do Sul teve sensação térmica de -1 grau na madrugada

Como previsto por institutos de meteorologia, desde a semana passada, dezenas de cidades das regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste tiveram queda acentuada da temperatura na noite desta segunda e madrugada desta terça-feira (17), com ocorrência de geada e neve. No Mato Grosso do Sul houve geada em Rio Brilhante, cidade que fica no extremo sul do Estado. Os termômetros caíram para 4ºC e sensação térmica de -1 grau, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Houve geada em diversas regiões da cidade, onde o cultivo predominante é de cana-de-açúcar, com 100 mil hectares cultivados nesta safra; pastagem e grãos, como soja e milho. Rio Brilhante fica a 160 km de Campo Grande, a capital do Estado.

Funcionários de uma usina de álcool da cidade confrirmaram a ocorrência de geada, mas sem relatos de prejuízos acentuados até a publicação desta reportagem.

A temperatura mínima em Campo Grande foi de 7,6 graus - a menor do ano - e a sensação térmica foi de 2ºC.

Fez 5,2 graus em Ponta Porã; 5,7ºC em Dourados; 6,2 graus em Iguatemi; 6,3ºC em Bandeirantes; 6,7ºC em Santa Rita do Pardo; 6,7 em Ivinhema; 7,4ºC em Camapuã; 7,7ºC em Ribas do Rio Pardo; 8 graus em Porto Murtinho; 9,3 em Água Clara e 9,8 em Três Lagoas.

Previsão
A temperatura máxima em Campo Grande será de 16 graus nesta terça-feira. Outras cidades da região Sul terão temperaturas ainda mais baixas, como Ponta Porã, que não passa dos 14ºC. Rio Brilhante terá 15 e o tempo segue frio durante toda a semana, com marca máxima de 20 graus na sexta-feira.

 


SBA - CANAL DO BOI