Margem bruta de processamento das usinas de etanol de milho em MT registra queda

Margem bruta de processamento das usinas de etanol de milho em MT registra queda

Decréscimo na variação mensal é creditado pelo recuo no preço do etanol hidratado, diante da maior oferta do biocombustível

A margem bruta de processamento (MBP) das usinas de etanol de milho em Mato Grosso registraram uma redução de 7,65% em outubro (até o dia 27) no comparativo com setembro. O valor médio, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), ficou em R$ 630,66 a tonelada.

O resultado negativo na variação mensal foi impulsionado, principalmente, pela diminuição de 5,63% no preço do etanol hidratado em Mato Grosso, motivado pela maior oferta do biocombustível, além da redução do preço da gasolina.

MBP do etanol ainda é maior frente a 2022

Conforme o Imea, apesar da média da margem bruta de processamento em outubro ser a mais baixa ao longo de 2023, ela ainda é 99,87% maior em comparação com o mesmo período do ano passado. Essa alta em relação ao mês em 2022 é creditada a pela redução do preço do cereal, principal insumo utilizado nas indústrias.

“Para se ter uma ideia, o preço do milho no estado, em outubro de 2023 (parcial até dia 27), ficou cotado na média de R$ 35,27 a saca, desvalorização de 45,96% ante ao mesmo período do ano passado”.

 

Canal Rural