O grande dilema de Lula - Por Dib Nunes Jr.
Ninguém perdeu tão rapidamente o prestígio e a credibilidade do que o ex-presidente Lula.
Movido por interesses político partidários e interesses particulares, o grande líder do PT é o verdadeiro exemplo de quem enfiou as mãos pelos pés.
Sobrecarregado por vários tipos de denúncias Lula vem colecionando derrotas e processos que certamente deverão deixa-lo ainda numa situação muito pior do que se encontra atualmente.
Seja pelo apartamento tríplex do Guarujá ou pelo sitio de Atibaia, onde dona Marisa sonhou desfrutar da sua tranquila terceira idade, o ex-presidente tem agora contra si a abertura de inquérito por obstrução da justiça nas investigações da Lava Jato. Além disso, foi citado em diversas delações premiadas sendo inclusive acusado de comandar o esquema de corrupção na Petrobrás, na qual foram desviados bilhões de reais que levaram a maior empresa da América Latina a uma situação quase falimentar.
As delações do ex-senador Delcídio do Amaral, do seu amigo particular Jose Carlos Bumlai, pelo empreiteiro e amigo Léo Pinheiro dono da OAS, além das dinamites que devem cair em seu colo caso a delação premiada de Marcelo Odebrecht venha a se consolidar. Isto sem contar com as acusações de trafego de influência para vender obras faraônicas para países com a sua mesma ideologia bolivariana, usando o dinheiro do BNDES. Estas e muitas outras acusações em delações estão sendo processadas pelo juiz Sergio Moro e deverão lhe causar muitas dores de cabeça.
O medo de ir para cadeia é tão grande que já buscou uma série de alternativas que até agora não deram resultado. Tentou ganhar o foro privilegiado sendo ministro de Dilma, se passou por grande vítima de injustiça quando foi conduzido coercitivamente para um simples depoimento, fazendo um enorme carnaval com seus correligionários e se autodenominou venenosa cobra jararaca. Recentemente foi até o comitê de direitos humanos da ONU para denunciar que o juiz Sergio Moro o estava perseguindo e sobre isso lançou cinco mil exemplares de uma cartilha editada em três idiomas para enviar à imprensa internacional. Agora, segundo as redes sociais, prepara um novo golpe, pois está buscando um atestado médico em que ressuscita a grave doença que superou, para se colocar como paciente em tratamento médico intensivo que não pode ser interrompido com o isolamento na cadeia. Quer de todo jeito se passar por vítima de perseguição política, talvez para conseguir asilo político em algum país de primeiro mundo, por que para Cuba ou para a Venezuela não quer ir de jeito nenhum.
Os brasileiros que acreditaram em seu discurso demagógico estão agora amargando dificuldades financeiras e queda no padrão de vida tão significativa e frustrante que se dizem traídos e arrependidos de terem votado no PT de Lula e Dilma. A verdade é que perdemos quatorze anos que podiam ter melhorado este país.
Enquanto isso, cercado por equipes de advogados, Lula luta desesperadamente para conseguir uma saída honrosa, mesmo com esta lista enorme de pecados praticados. Como sair desta? Esse é hoje o grande dilema de Luiz Inácio Lula da Silva o homem que poderia ter mudado o Brasil para muito melhor.
O Engº Agrº Dib Nunes Jr. é diretor presidente do Grupo IDEA - Instituto de Desenvolvimento Agroindustrial.