O momento da virada! – Por Antonio Cesar Salibe
Sentir novamente os ares da esperança de que o futuro será melhor faz um bem enorme para todos nós. Pois esta foi a sensação, acredito, da maioria das pessoas que visitaram, na última semana, a 24ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética, a Fenasucro & Agrocana, em Sertãozinho.
Considerada a Fenasucro da virada, foi nítida a sensação de que o setor vive hoje novo momento ímpar, de retomar, ao menos, sua competitividade e voltar a pagar as contas, como muitos dizem, para então, num futuro próximo, podermos visualizar novos investimentos.
Ver a presença do governador de São Paulo Geraldo Alckmin na abertura do evento já foi muito importante. Ouvir dele que se considera fã da cana-de-açúcar, por seus aspectos positivos na geração de emprego, desenvolvimento e sustentabilidade, faz bem ao ego de quem trabalha, diuturnamente, por este segmento, tão importante para o Brasil.
Usando os dados do próprio Governador Alckmin, estamos falando de uma cadeia produtiva muito singular, que do ponto de vista social gera 1,1 milhão de empregos diretos, do ponto de vista econômico, produziu R$ 45 bilhões em 2015 no Estado de São Paulo e, do ponto de vista ambiental, fornece energia limpa e renovável.
Agora precisamos voltar a fazer nossa lição de casa, e ela esbarra sempre na garantia de políticas de Estado estáveis que garantam o desenvolvimento do setor, e internamente, um trabalho muito focado na diminuição dos custos de produção e consequente aumento de competitividade, que está diretamente relacionado com a qualificação e capacitação profissional dos milhões de trabalhadores que ganham seu sustento no universo bioenergético.
Neste aspecto a UDOP tem um papel preponderante e reconhecido em seus mais de 30 anos voltados para esta área. São mais de 100 mil profissionais já capacitados. Continuamos a insistir, de que sem qualificação não atingiremos os índices necessários para sairmos desta crise.
Pensando nisso a UniUDOP - Universidade Corporativa da UDOP, está preparando a 9ª edição do Congresso Nacional da Bioenergia, que neste ano acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro, no UniSalesiano, em Araçatuba/SP.
Acreditamos que este será, também, o Congresso da virada, com novas perspectivas e disseminação das melhores práticas que darão sustentação ao novo ciclo de crescimento que se avizinha.
Serão mais de 200 palestrantes e moderadores de renome dos principais institutos de pesquisa, universidades, consultorias e usinas que trarão, aos mais de 1 mil congressistas novos conceitos e sistemas de produção, divididos em 12 áreas que norteiam todo o setor sucroenergético.
A exemplo da Fenasucro/Agrocana, que contou com o apoio de inúmeras empresas que acreditam neste setor, o Congresso também, a cada ano, tem recebido o apoio de muitas empresas e parceiros que descobriram uma forma direta de falar com seus públicos de interesse, no Congresso que se tornou referência em networking e troca de experiências.
Confira nos próximos dias a programação completa de nosso 9º Congresso Nacional da Bioenergia, e já reserve esta data em sua agenda: nosso encontro, o encontro da virada, já está marcado!
Antonio Cesar Salibe - Presidente Executivo da União dos Produtores de Bioenergia (UDOP)
Artigo publicado originalmente no Portal Udop em 31/08/2016.