Operações agrícolas e industriais das usinas tiveram melhora na eficiência na safra 2023/24

Operações agrícolas e industriais das usinas tiveram melhora na eficiência na safra 2023/24

Os resultados das curvas de classificação do Rating Operacional do BENRI, considerando o Rating B como média, mostram que operações tiveram uma melhora

Com base nos indicadores agrícolas e industriais de mais de 164 usinas sucroenergéticas do Centro-Sul do Brasil, uma análise realizada pela Benri, mostrou, além do avanço do plantio mecanizado e melhoria na colheita de cana-de-açúcar, alguns processos industriais como a fabricação de etanol, consumo de vapor e nível de automação apresentaram melhora na média das unidades.

Segundo o diretor técnico industrial do BENRI, Luiz Francisco Lomonaco, a avaliação de operações da indústria demonstra variações das curvas de corte do Rating Operacional do BENRI realizando o comparativo entre as safras 2022/23 e 2023/24. Em termos de comparação, foi utilizada a média (Rating B) de 2022 para comparar os indicadores de 2023 que aumentaram, diminuíram, ou se mantiveram com o mesmo parâmetro de uma safra para a outra.

De acordo com o especialista da BENRI, a média da extração das usinas se manteve estável, em 95,40%, o que é coerente com a variação da fibra e da embebição, que também se assemelharam entre as duas safras. “Por outro lado, percebe-se que o Tempo Aproveitado por Chuva diminuiu de uma safra para a outra, devido ao volume de chuva superior (de 524 mm em 2022 para 685 mm em 2023)”, explica Lomonaco.

O tratamento do caldo também diminuiu nesta safra 2023/24, principalmente pelo fato de a maioria das unidades ter trabalhado com uma temperatura maior na última caixa de evaporação, buscando produzir o máximo de açúcar possível, o que sobrecarrega os evaporadores, segundo o especialista. “Esta tendência no aumento da produção de açúcar também foi um fator preponderante para explicar a diminuição na Fábrica de Açúcar, causando aumentos na temperatura e no pH no processo, acarretando em mais perdas.”

Já na fabricação de etanol, houve melhorias no setor, que trabalhou com mais folga nesta safra e, apesar do grau alcoólico mais baixo (de 8,69% para 8,45%), outros parâmetros da fermentação, como a contaminação mais controlada, obtiveram boas performances. Ainda de acordo com análise da Benri, também foi observado o aumento das médias de automação no Processo, possibilitado pelo desenvolvimento e adesão das unidades em novas tecnologias, evidenciando os investimentos feitos no setor.

O consumo de vapor apurado em 2023 foi menor em relação a 2022, sinalizando um aspecto positivo. “É importante frisar que este indicador medido pelo BENRI leva em consideração as características de cada cliente para a elaboração das curvas de corte para o Rating, ou seja, é considerado o mix de produção entre açúcar e etanol, entre quem produz anidro e hidratado e também a produção de açúcar VHP e branco, como parâmetros de comparação. Lembrando também que só se considera o vapor consumido no processo de produção de açúcar e etanol e desconsidera o vapor exclusivo para a geração de energia exportada”, explica Lomonaco.

Outro indicador que registrou aumento na safra 2023/24 foi a exportação de energia, impulsionada não pela eficiência de produção, mas sim pela quantidade de energia disponibilizada para o mercado. Outro aumento observado entre as safras é o de funcionários na operação, que mensura a quantidade de cana moída pelo número de funcionários no processo de produção, um dos fatores de risco que devem ser observados no negócio.

“Por fim, temos o indicador de eficiência utilizado pelo BENRI, o RTC, que aumentou sua média de 92,74% para 93,03%, assim como a diminuição das perdas indeterminadas de 2,27% para 2,14%. Estes são apenas alguns dos mais de 100 indicadores industriais acompanhados pelo BENRI mensalmente ao longo da safra e durante as visitas presenciais aos seus clientes, mas mostram que houve uma melhora no cenário do setor”, destaca Lomonaco.

Plantio mecanizado avança com redução de falhas e colheitabilidade aumenta

De acordo com a avaliação feita pelo Coordenador Técnico Agrícola do BENRI, Otávio Tufi e com base nos indicadores agrícolas apresentados, observa-se que o ano de 2023 manteve o avanço de 2022 nas áreas de plantio mecanizado. Já o índice médio de consumo de mudas evoluiu, mas não de maneira significativa, devido ao principal fato de o primeiro trimestre do ano ter registrado índices pluviométricos elevados e temperaturas elevadas, fatores que resultaram em um início de plantio tardio.

“A diminuição do índice de falhas no plantio é um reflexo do avanço do plantio mecanizado e do aumento dos treinamentos realizados para as equipes adquirirem maior conhecimento sobre o uso de novas tecnologias”, disse Tufi

Medição dos níveis de eficiência agrícola entre safras 2023/24 e 2022/23 nas usinas separadas por nível de eficiência, desde alto nível de excelência operacional até elevada ineficiência operacional

De acordo com a avaliação de Tufi, a diminuição do índice de falhas no plantio, que pulou de 18,70% para 17,85% em usinas do Raiting B na safra 2023/24, e de 8,25% para 7,95% em 2023 para usinas de Raiting AAA,  é um reflexo do avanço do plantio mecanizado e do aumento dos treinamentos realizados para as equipes adquirirem maior conhecimento sobre o uso de novas tecnologias.

Os ganhos operacionais da colheita mecanizada, analisados na safra 2023/24 refletem positivamente no rendimento diário médio das colhedoras, que subiram de 547,30 t/máquina/dia em 2022, para 601,20 t/máquina/dia em usinas do Raiting B na safra 2023/24, e de 690,50 t/máquina/dia para 704,60 t/máquina/dia para usinas com excelência operacional (Raiting AAA), o que impacta diretamente na redução dos custos operacionais.

“Tais indicadores também sofrem impacto direto da melhora significativa do TCH e pelo incremento de melhorias no layout dos novos canaviais, sendo estes auxiliados pela melhoria e implementação de novas tecnologias no conjunto colhedora/transbordo”, disse Tufi.

Quanto aos tratos culturais, deu-se continuidade à otimização na área da soqueira fertilizada via vinhaça localizada, dando ênfase ao enriquecimento da fertilidade deste resíduo líquido. “Já em relação aos resíduos sólidos (cinza e torta de filtro), observa-se um aumento da compostagem de ambos e o direcionamento para a utilização deste material no plantio em detrimento da aplicação nas soqueiras”, afirmou Tufi em análise.

As condições climáticas do ano de 2023 impactaram diretamente no aumento da produtividade agrícola, possibilitando moagens recordes em diversas unidades produtoras. Entretanto, como o ganho de produtividade não impacta diretamente na qualidade da matéria-prima.

A análise mostra que houve uma pequena redução na qualidade da matéria-prima processada pelas indústrias. Há certa preocupação em relação ao TCH da próxima safra, visto as intercorrências climáticas de novembro de 2023 até o momento, além das expectativas da produtividade agrícola preocuparem devido à redução de dias disponíveis para o desenvolvimento dos plantios de 18 meses.

“Fazendo uma avaliação do desempenho no setor agrícola das unidades produtoras do setor, nota-se um avanço significativo nos níveis de eficiência avaliados pelo BENRI em comparação à safra anterior, deixando a expectativa de como este ranqueamento se comportará em relação à próxima safra”, concluiu Tufi.

 

Por Natália Cherubin

RPAnews