Você, meu caro leitor, provavelmente já se sentiu, inúmeras vezes, indignado com tanta bandalheira e certamente sabe de onde vem tudo isso, mas não sabe como chegou a este ponto.
As pessoas reagem de diversos modos, uns falam que odeiam política e os políticos e por conta disso não vão votar em mais ninguém. Assim procedendo estão fazendo exatamente o jogo dos corruptos que esfacelaram este país. Quanto mais alienado permanecer o povo, melhor para eles. Diante da enxurrada de escândalos, o cidadão de bem assiste atônito e revoltado o aumento dos problemas na sociedade. Entretanto, se for perguntado o que acha de tudo isso, não é nem capaz de se expressar. O que sai de sua boca são frases desconectadas dos fatos, interpretações equivocadas, confusas, com reclamações de todo gênero. Pinçam alguns exemplos divulgados pela mídia e esbravejam descontentamento sem fim, mas acabam terminando no conformismo natural do brasileiro desinformado. – Afinal não tem para quem reclamar, não é mesmo? E completam – Sempre foi assim e não vai mudar nunca. Será que este cidadão sabe que a mudança pode começar por ele? Pelo seu voto? Mas por que até muitos dos mais esclarecidos reagem assim? Na verdade, tenho certeza que mais de 90% da população não tem a menor ideia do que aconteceu neste país durante o fracassado governo de coalizão do PT?
O desconhecimento e o desinteresse dos brasileiros que permitiu que passassem leis absurdas que transformaram o Estado em uma máquina arrecadadora de impostos destinada a manter uma minoria que desfruta do governo. São pessoas que recebem polpudos salários ainda complementados por penduricalhos como: auxílio moradia, auxílio paletó, auxílio correio, plano de saúde vitalício, passagens de avião a qualquer momento, cartões de crédito corporativos ilimitados, luxuosos carros com motoristas particulares, seguranças, verbas de representação para refeições e hospedagens fora do domicilio, aposentadorias integrais e precoces transferíveis para cônjuge, filhos, netos , bisnetos, viagens ao exterior patrocinadas pelo governo, verbas especiais para cabelereiros, massagistas, academias de ginastica, mordomos, governantas, secretárias, assessores, gabinetes de trabalho exclusivos, imóvel corporativo da união e ainda negociam emendas obrigatórias, fundos partidários e participação em projetos especiais no esbulhado orçamento anual tudo isso para beneficiar deputados, senadores, ministros, procuradores funcionários públicos de ministérios e estatais. Isto tudo sem contar com a briga dos partidos políticos para pegar ministérios e administrar suas gordas verbas. Mas o pior de tudo é que, não se satisfazendo, ainda exigem propinas em “licitações” de obras e compras do governo. O rombo da previdência e o estado falido está aí.
Voltando ao cidadão que está desconsolado, muitas vezes desempregado ou sub-remunerado, na fila do SUS esperando meses por um exame ou uma consulta, e lhe perguntamos: -- O que você pode fazer para ajudar o país a sair desta terrível situação de perdas, desperdícios e desvios de dinheiro público? A resposta que vem é de uma radicalização total, pedem o fim deste regime com aquela tirada conformista de sempre: -- Não tem jeito, não! Mas aí eu insisto, em quem você pretende votar para presidente neste ano? Você já sabe em quem vai votar (ou em quem não vai votar) para deputado e senador? Mais de 30% da população responde sem pestanejar: -- Só voto se for no Lula, ignorando que ele é o mais novo ficha suja dos políticos e que está condenado a 12 anos e um mês de cadeia.
Está aí a solução dos problemas dos brasileiros, reelegem Lula presidente, justamente ele, o homem que enganou a todos e nos traiu, nos conduzindo ao caos político-econômico que vivemos hoje no Brasil. Outros 30% dos desencantados responderiam: --No Bolsonaro! Pelo menos ele está prometendo combater os privilégios e é a favor dos bons costumes e da família. Por que? Insisto, -- por que é o menos ruim...
Quem poderia explicar aos brasileiros o que aconteceu neste país nos últimos 15 anos? Quem poderia explicar-lhes como fazer de seu voto o primeiro passo para tentar mudar este país?
O povo acha que com a eleição de um presidente brincalhão e simpático estará tudo resolvido, mas desconhecem que com este sistema político instituído pela constituição socialista de 1988, ninguém conseguirá governar este país do toma lá dá cá. Mas e se o Silvio Santos se candidatasse? E o Luciano Hulk? E o Galvão Bueno? E o Neymar? Até o Pelé na cadeira de rodas teria chances, afinal, ele é negro e foi pobre só acho que não é homossexual e favelado. É só mostrar seus gols e pronto, o povo se convence a votar nele.
O ideal é não reeleger ninguém que esteve ou está envolvido em escândalos de propinas e desvios de dinheiro público. Mas como vão saber separar o Joio do Trigo? Quem vai conseguir esclarecer a pobre e ignorante população brasileira numa campanha onde destorcem tudo, mentem, prometem o céu e a terra numa campanha cada vez mais curta com o horário de TV loteado entre os principais partidos políticos? Vai ser muito difícil de saber em quem não votar? Acho que a grande maioria destes protagonistas da miséria brasileira retornarão ao congresso.
Quem será o grande profeta que conduzirá o Brasil a um futuro melhor?
Quem se habilita?