A redução do preço da gasolina nesta segunda-feira poderia ter ido além dos R$ 0,18 por litro anunciados pela Petrobras, segundo o relatório de preços internacionais dos combustíveis divulgado diariamente pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).
De acordo com o relatório, o preço médio da gasolina praticado no Brasil estava 10% mais caro do que no Golfo do México, mercado utilizado como parâmetro pelos importadores, chegando a 14% a mais no Porto de Suape, em Pernambuco. Segundo a Abicom, a queda poderia ter sido de R$ 0,33 por litro no caso da gasolina.
Já o diesel acumula redução de R$ 0,42 por litro no período de uma semana, e atualmente registra defasagem de 5% em média em relação ao mercado internacional, abrindo espaço para nova queda, de R$ 0,23 por litro, segundo relatório da Abicom.
O preço dos derivados acompanha a queda do petróleo no mercado internacional, que vem sendo puxada pelo medo de recessão devido às altas nas taxas de juros no mundo inteiro e preocupações com a demanda na China, além do aumento da oferta da commodity por parte da Arábia Saudita e Irã.
Esses fatores têm trazido grande volatilidade ao mercado, mas desde o dia 2 de agosto o preço do petróleo se mantém abaixo dos US$ 100 por barril, o que abriu uma janela para a Petrobras fazer os reajustes.
Por coincidência, as quedas de preço começaram logo após a entrada de Caio Paes de Andrade na presidência da Petrobras. Antes dele, três presidentes foram demitidos por terem aumentado o preço dos combustíveis por conta da alta da commodity no mercado internacional.
Segundo especialistas, o problema da Petrobras reduzir o preço dos combustíveis é ter que aumentar mais à frente, se o mercado virar novamente, mais próximo às eleições.
De acordo com o relatório, o preço médio da gasolina praticado no Brasil estava 10% mais caro do que no Golfo do México, mercado utilizado como parâmetro pelos importadores, chegando a 14% a mais no Porto de Suape, em Pernambuco. Segundo a Abicom, a queda poderia ter sido de R$ 0,33 por litro no caso da gasolina.
Já o diesel acumula redução de R$ 0,42 por litro no período de uma semana, e atualmente registra defasagem de 5% em média em relação ao mercado internacional, abrindo espaço para nova queda, de R$ 0,23 por litro, segundo relatório da Abicom.
O preço dos derivados acompanha a queda do petróleo no mercado internacional, que vem sendo puxada pelo medo de recessão devido às altas nas taxas de juros no mundo inteiro e preocupações com a demanda na China, além do aumento da oferta da commodity por parte da Arábia Saudita e Irã.
Esses fatores têm trazido grande volatilidade ao mercado, mas desde o dia 2 de agosto o preço do petróleo se mantém abaixo dos US$ 100 por barril, o que abriu uma janela para a Petrobras fazer os reajustes.
Por coincidência, as quedas de preço começaram logo após a entrada de Caio Paes de Andrade na presidência da Petrobras. Antes dele, três presidentes foram demitidos por terem aumentado o preço dos combustíveis por conta da alta da commodity no mercado internacional.
Segundo especialistas, o problema da Petrobras reduzir o preço dos combustíveis é ter que aumentar mais à frente, se o mercado virar novamente, mais próximo às eleições.