Semana será marcada por tempo extremo na metade sul do país

Semana será marcada por tempo extremo na metade sul do país

Tempestades, rajadas de vento e queda de granizo estão previstas para o Sul e Sudeste do Brasil. Nas demais regiões, o calor impera

Com a situação de emergência no Sul do país, principalmente em Santa Catarina, fica o alerta para tempestades na região. Em alguns locais, a chuva pode passar de 100 mm.

Acompanhe a previsão para todo o Brasil entre a próxima segunda-feira (9) e sábado (14):

Sul
A semana começa ensolarada na Região Sul, mas o tempo muda novamente na quarta e quinta-feira (11 e 12) devido ao avanço de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul, se estendendo para Santa Catarina e Paraná.

O alerta vai para a chuva volumosa, com acumulado que pode superar os 100 mm no centro-norte gaúcho, em SC e leste paranaense. O solo ainda se encontra com excesso de umidade e, assim, não se descarta o risco de alagamentos e deslizamentos nessas áreas, bem como a possibilidade de queda de granizo acompanhada de rajadas de vento que podem ultrapassar os 70 km/h no RS e 50 km/h no PR e em SC.

Devido à alta umidade e falta de uma janela mais prolongada de tempo firme, os trabalhos em campo seguem comprometidos no centro-norte do RS, em SC e centro sul do PR.

Sudeste
A semana começa chuvosa em São Paulo e centro-sul de Minas Gerais com um volume previsto de 15 a 20 mm. Na terça e quarta-feira (10 e 11), as chuvas cessam nessas regiões.

No entanto, devido ao avanço de uma nova frente fria do sul do Brasil, temporais estão previstos na quinta e sexta em SP, centro-sul de MG, Espírito Santo e Rio de Janeiro, com um volume que gira em torno de 30 mm. A chuva pode vir acompanhada de queda de granizo pontual e rajadas de vento acima de 40 km/h.

No geral essas chuvas contribuem para repor a umidade do solo, mas podem acabar gerando transtornos nos trabalhos em campo no decorrer da semana.

Centro-Oeste
A semana começa com chuvas em Mato Grosso do Sul, com um volume previsto de 10 a 20 mm no decorrer do dia. Tempo ensolarado em Mato Grosso e Goiás, estados onde as temperaturas máximas durante a semana vão continuar em torno de 35ºC/38ºC.

Na quinta-feira, os termômetros podem ultrapassar os 42ºC devido ao calor pré-frontal seguido de uma frente fria que deve trazer temporais, principalmente para o MS e MT nas áreas de fronteira com o Paraguai a partir de quinta e sexta-feira (12 e 13).

O acumulado de chuva pode chegar a 30 mm em MS, 20 mm em Goiás e MT, com possibilidade de queda de granizo pontual e rajadas de vento acima de 50 km/h. As chuvas começam a retornar para a região, porém o volume ainda é muito baixo, não garantindo uma boa umidade para o ciclo inicial das lavouras de primeira safra.

Nordeste
Semana quente e ensolarada em grande parte da região. No Maranhão, Piauí, Ceará e interior do Rio Grande do Norte, da Paraíba, Bahia e de Pernambuco, segue a situação de restrição hídrica, com temperaturas máximas em torno de 38º/40ºC que, associada à ausência de chuvas, amplifica o risco para focos de incêndio.

As chuvas previstas se concentram na faixa litorânea e centro-sul do MA, porém o volume é baixo, em torno de 15/20 mm durante a semana. O solo ressecado e a ausência de chuvas dificultam o processo de semeadura das lavouras de 1ª safra na região.

Norte
Semana quente em todas as regiões, com chuvas mais volumosas previstas somente para a faixa sudoeste do Amazonas, Acre e de Rondônia, com acumulados podem chegar a 60 mm durante segunda e terça-feira (9 e 10), com possibilidade de rajadas de vento acima de 40 km/h.

No Pará e em Tocantins, chuvas de até 15 mm são esperadas neste início de semana. Temperaturas máximas continuam na casa dos 40ºC, agravando a situação das lavouras de 3ª safra, pastagens e níveis dos rios. O risco para focos de incêndio continua em toda a faixa centro-leste (leste de AM, PA, AP e TO).

 

Canal Rural