Venda de etanol reage, mas fatia de mercado deve cair em 2022

Venda de etanol reage, mas fatia de mercado deve cair em 2022

As vendas de etanol hidratado estão reagindo neste segundo semestre devido à recuperação da produção das usinas e à queda dos preços nas bombas. No entanto, dado o baixo desempenho da comercialização na primeira metade do ano, a participação de mercado do biocombustível deve cair em relação a 2021.

A StoneX estima que, entre julho e setembro, as vendas de etanol hidratado de julho a setembro cresceram 9,8%, para 4 bilhões de litros, em comparação com o mesmo período do ano passado. A consultoria projeta ainda um aumento de 31,1% no quarto trimestre, para 4,3 bilhões de litros. (Para a análise dos dados os oficiais, os agentes do mercado estão no escuro desde julho, quando o site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi alvo de um ataque hacker).

Caso a previsão se confirme, o volume de comercialização de hidratado neste segundo semestre deve ser 20% maior que o do mesmo período de 2021. Segundo a StoneX, o consumo de combustíveis em geral está aumentando desde julho, em meio à queda dos preços depois das alterações tributárias - e a demanda adicional, afirma a empresa, está se direcionando para o etanol, que está mais competitivo do que a gasolina no Estado de São Paulo.

Nas projeções da consultoria, o volume total de vendas de combustíveis do ciclo Otto neste semestre deve ser 4% maior do que no mesmo período do ano passado. Porém, como o etanol está mais competitivo, as vendas de gasolina devem cair 2% neste semestre, projeta a StoneX.

Apesar da recuperação das vendas do etanol no segundo semestre, os volumes não devem ser suficientes para compensar o fraco desempenho na primeira metade de 2022. Naquele período, o mercado de etanol ainda estava sendo afetado pela baixa oferta, já que a temporada anterior (2021/22) teve forte quebra de safra, estoques apertados para o início desta temporada e atraso na moagem de cana para este ciclo, lembra Filipe Cardoso, analista de açúcar e etanol da StoneX.

No resultado de 2022, a consultoria estima que as vendas de etanol hidratado vão cair 0,7% em relação a 2021, somando 15,1 bilhões de litros. Com isso, a participação do biocombustível nas vendas de combustíveis para abastecer veículos leves deve sofrer uma redução de 1,3 ponto percentual em comparação com o ano passado e ficar em 26,4%.

Cardoso nota que a participação de mercado do combustível renovável vem diminuindo nas últimas safras. A maior foi registrada em 2019/20 (encerrada em março de 2020), quando chegou a 35%. Em 2020/21, porém, a participação teve forte queda por causa da pandemia, que fez os preços da gasolina despencarem, o que assegurou competitividade ao derivado fóssil. Já em 2021/22, o segmento foi afetado pela quebra de safra histórica, que enxugou a oferta e impediu que o etanol aumentasse sua fatia de mercado.

 

Valor Econômico