Volkswagen quer que seu clientes abasteçam só com etanol

Volkswagen quer que seu clientes abasteçam só com etanol

Em busca da redução de carbono, Volks faz parceria com cinco empresas e dará benefícios para quem aderir ao Programa Abasteça Consciente

A Volkswagen do Brasil quer que seus clientes abasteçam os carros somente com etanol. Trata-se de mais um passo na estratégia de redução de carbono na atmosfera. Dessa vez, a Volks fez uma parceria com cinco empresas e criou o Programa Abasteça Consciente, que prevê benefícios a quem aderir.

Para chegar ao seu objetivo, os carros da Volkswagen que contam com o aplicativo VW Play passarão a ter acesso aos dados de emissão de carbono no celular do usuário cada vez que ele abastecer, além do preço por km rodado.

O aplicativo também vai mostrar qual foi o ganho em redução de CO2 e até mesmo o equivalente em árvores, que, como todo mundo sabe, ajudam na redução de carbono na atmosfera. Numa solução com o Volkswagen T-Cross 200 TSI, por exemplo, o cliente que encher o tanque 100% com etanol vai emitir 56 g/km de CO2 num trajeto de 400 km.

Pablo Di Si, CEO da Volkswagen que está assumindo a VW América nos Estados Unidos, veio ao Rio de Janeiro, por ocasião do Rock in Rio, para explicar o Programa Abasteça Consciente. Pablo Di Si está consciente que o etanol não zera a emissão de CO2, mas acredita que este seja o melhor caminho para países como Brasil, Índia, Indonésia e da África.

A questão também é financeira. O carro 100% elétrico ainda vai demorar para ser mais barato do que o carro com motor a combustão interna. Porém, uma dificuldade que surgiu no Brasil é que o etanol ficou caro demais em relação à gasolina devido à PEC eleitoral, criada para favorecer o presidente Jair Bolsonaro nas eleições. No momento, não é vantajoso abastecer com etanol porque a gasolina ficou mais barata.

As empresas parceiras da Volkswagen no programa são a Bosch, a Localiza, a Raízen (licenciada da marca Shell), a LM e a Unica (usineiros da cana-de-açúcar), além da própria VW Financial Services. A metodologia usada para medir as vantagens do uso do etanol nos carros é a que considera as emissões do poço à roda, e não simplesmente a rodagem do veículo.

Atualmente, a frota da Volkswagen no Brasil chega a 96% de carros flex, portanto habilitados a abastecer somente com etanol. A Volks estuda oferecer descontos em produtos e serviços aos seus clientes por meio de um programa de pontos que será divulgado em breve.

A Volkswagen do Brasil desenvolveu no ano passado uma calculadora digital para mostrar qual combustível é o mais vantajoso: etanol ou gasolina. Muito além da questão financeira, a ferramenta mostra qual é a emissão de CO2 de acordo com o combustível escolhido. Assim, o cliente pode olhar – ao mesmo tempo – para o bolso e para o meio ambiente.


Portal Terra