Produtividade agrícola com tecnologia e sustentabilidade

Tempo de leitura: 6 minutos

Em um mundo globalizado, substituir informações, onde cada pessoa, equipamento, veículo, casas estão conectados entre si, palavras como Produtividade, Tecnologia e Sustentabilidade se completam e ao mesmo tempo desempenham um fator único e fundamental na “manutenção” do nosso estilo de vida atual. Para entender o contexto e a realidade, é necessário voltar no tempo e começar há muito tempo atrás:

O período passa entre 10 e 12 milhões de anos antes de Cristo, período neolítico. O homem, que vive na comunidade criada, inicia seu processo de sedentarização em “ Crescente Fértil ”, uma geografia que contempla os rios Tigre, Eufrates, Nilo e Jordão e Inglaterra na área que hoje é denominada Palestina, Jordânia, Israel, Líbano, Kuwait e Chipre, além de algumas partes do Egito, da Síria, da Irã e da Turquia. Este nome – Crescente Fértil – se dá pelo limite das áreas utilizadas para parecer lua no seu estágio Crescente.

crescente fértil

Para quem pode iniciar o processo de criação de margens de rios, o desenvolvimento de sistemas de irrigação e drenagem, foram criados na região e iniciado o uso de amostras de animais em ambientes agrícolas da época.

Figura 1- Arado de boi e foices usados ​​na mesopotâmia

Figura 1- Arado de boi e foices usados ​​na mesopotâmia

Podemos perceber pelas imagens, que neste período nossa sociedade cresceu, se desenvolveu e se reinventou. Com o desenvolvimento tecnológico e logístico, o alimento produzido em uma fazenda no interior de Goiás, por exemplo, chega em milhares de mesas, sendo consumido em diversos países.

Graças à melhoria contínua das práticas de manejo, inovação tecnológica e constante desenvolvimento de metodologias de gestão e aplicação nas operações agrícolas, o setor canavieiro comemorou 75 anos da mecanização de sua colheita. A pioneira Austoft, posteriormente adquirida pela CASE IH, dedicou muitos recursos para alcançarmos o patamar de produtividade que estamos e esse assunto foi abordado Gerente Global de Marketing de Produto da CASE IH, CRAIG JORGENSEN no 21º Seminário de Mecanização e Produção de Cana em 2019.

Mas não adianta apenas produzir, produzir e produzir sem considerar o impacto da produção alimentícia no futuro. A sustentabilidade é um assunto em foco e a tecnologia é a grande aliada dos agricultores para produzir o necessário para suprir a crescente população mundial de forma economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta.

Falando em tecnologia agrícola, hoje em dia, os equipamentos são movidos à combustão e fabricados com vários componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos, pneumáticos e eletrônicos. Possuem sensores que mensuram rotação do motor por minuto, rotação de implementos, torque, potência, consumo, produtividade, desvios, performance do operador, da máquina, do processo, etc.

Todas essas tecnologias geram dados e todos dados gerados por cada componente são enviados para um núcleo de processamento e armazenamento. Esse processo é chamado de TELEMETRIA. Nossa geração foi privilegiada por presenciar este avanço tecnológico na agricultura, possibilitando que nossos cultivos transcendam sua produtividade, baseados na informação do próprio equipamento, que ainda direciona os agricultores à uma gestão assertiva e dinâmica.

O computador de bordo, conectado a todos os sensores no equipamento, é responsável por “orquestrar” toda gama de informações captadas, organizar, centralizar e transmitir para um servidor que, por sua vez, permite que elas sejam tratadas, analisadas e e acessadas remotamente via smartphone ou computador.

Uma bela demonstração dessa tecnologia em uso pôde ser vista na palestra do diretor de operações da Solinftec, Caio Lima, na segunda edição do InovaCana (evento do Grupo IDEA – este ano acontecerá nos dias 02 e 03 de setembro). Na ocasião, Caio demonstrou como estes dados são coletados, transmitidos, organizados, tratados e expostos pelo sistema de inteligência artificial da empresa, chamado de Alice. A Alice ainda permite uma interação do produtor com os indicadores de seus equipamentos e lavoura em tempo real, independente de onde o produtor esteja.

Figura 2- Ciclo da informação com a automação agrícola

Com todas as inovações sendo apresentadas diariamente no mercado pra diversos setores, o “gargalo” não está mais no desenvolvimento das tecnologias, mas sim na aplicabilidade, desenvolvimento profissional e organizacional. Entender a dinâmica entre tecnologias, operadores e gestores, proporcionando a sinergia entre planejamento, processos, operacional e gestão é o verdadeiro desafio do setor sucroenergético e de todo o agronegócio brasileiro, nessa 4ª revolução industrial. Se levarmos em consideração que estamos no país com o maior potencial produtivo do mundo, nossa métrica de qualidade deve todos os dias ser superada.

Pensando neste ecossistema de automação, tecnologia embarcada e produtividade sustentável, juntamente com a responsabilidade que recai sobre nossos “ombros”,  será publicado aqui no Blog do IDEA, uma série de artigos mensais, com temas que incorporam a tecnologia embarcada / telemetria e a influência dela em todos os departamentos agrícolas do setor sucroenergético, impulsionando a sinergia entre eles e alavancando a produtividade e otimizando a produção.

As interações dos setores serão divididas em 10 temas e serão apresentadas as correlações entre elas e como impactam na produção e gestão canavieira, apresentando cases de sucesso e otimização. Serão estes os departamentos citados:

  • COA, CIA, CSO e os benefícios em uma empresa / Produtor.
  • Interação com Planejamento Agrícola. Validação de processos!
  • Monitoramento de Tratos Culturais  e Plantio. Como otimizar a produção com a telemetria?
  • Logística Agrícola – CCT – Dimensionamento e Atuação in loco!
  • Logística Agrícola – Tratos Culturais e Plantio – À procura da colheita perfeita!
  • Manutenção Automotiva – Indicadores e suporte ao PCM e operação.
  • Controle Agrícola – Integração de informações e automatização de Processos!
  • Cultura Organizacional – Desafios na adequação e normatização com a agricultura 4.0.
  • Tecnologia da Informação – Machine Learning e big data aplicados à Gestão Assertiva!
  • Suprimentos – Alcançando um MRP eficiente e integrado ao PCM.

Durante todos os meses estaremos com você, entregando o que há de melhor no mercado brasileiro e mundial de tecnologia agrícola e as aplicações da telemetria aplicada a cada setor da produção canavieira, como elas se transformam e impulsionam a integração de cada processo e cada colaborador em uma busca pela melhoria contínua.

Os artigos aqui do blog são parte do compromisso que o Grupo IDEA tem na capacitação, atualização e informação dos profissionais do setor sucroenergético. A empresa, que acredita na filosofia do “lifelong learning”, ou “aprendizado ao longo da vida”, também oferece ao setor um clipping diário de notícias, um canal de podcast no Spotify – o CanaCast e seis eventos técnicos anuais.

Veja como dados dos eventos neste ano de 2020 clicando aqui e os demais conteúdos na página www.ideaonline.com.br .

Facebook Comments
Facebook Comments